Congregação

dehonianos_braso_-_wallpaper

A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 1878 em S. Quintino pelo Padre João Leão Dehon, que recebeu a graça e a missão de enriquecer a Igreja com um Instituto religioso apostólico destinado a viver de sua inspiração evangélica.

A Congregação é chamada a fazer frutificar esse carisma, conforme as exigências da Igreja e do mundo. A Congregação tem sua origem  na experiência de fé vivida por Padre Dehon.

Experiência que S. Paulo traduz nestas palavras:
“Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20).

O Lado aberto e o Coração transpassado do Salvador constituem para Padre Dehon a expressão mais evocadora daquele amor, cuja presença atuante ele experimenta em sua própria vida. (Cst. 1 e 2).

No sul do Brasil

Enviados pelo Padre Dehon, Em 1903, os Padres Gabriel Jacó Lux (1869-1943) e José Fidelis Foxius (1874-1931) chegaram à Ilha do Desterro (atual Florianópolis, Estado de Santa Catarina) no intuito de expandir a missão do Reino de Deus e da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. No ano seguinte, em 1904, foram confiadas à Congregação as Paróquias de São Luís Gonzaga (Brusque – SC) e Puríssimo Coração de Maria (São Bento do Sul – SC).

Os missionários pioneiros são lembrados em dois ambientes, refeitório (Padre Foxius) e auditório (Padre Lux) da Casa Padre Dehon.