Conheça a Família Dehoniana e seja um dehoniano(a).

Família Dehoniana
  • Consagrados na vida religiosa

    Consagrados na vida religiosa

    Padres e irmãos que vivem sua consagração, em vida comunitária, pela profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
    A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 1878, na cidade de Saint-Quentin (França), pelo Pe. Léon Dehon, que recebeu a graça e a missão de enriquecer a Igreja com um novo instituto religioso apostólico que vivesse da sua inspiração evangélica.
    Atualmente, somos 2.150 religiosos, em 43 nações, e trabalhamos na formação de futuros religiosos e sacerdotes, no ensino médio e universitário, na evangelização, nas missões, no apostolado paroquial e em diversas obras sociais.

  • Consagradas na vida religiosa

    Consagradas na vida religiosa

    Religiosas que vivem sua consagração pela profissão dos votos. No Brasil temos a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada por Pe. Aloísio Boeing em 02/08/1974 em Jaraguá do Sul, com sede atual no bairro de Nereu Ramos.
    As irmãs dedicam à oração, todo o tempo não ocupado no trabalho ou no descanso. O sacrário é a meta para a qual tende todo o ser e todo o agir do grupo. Sem a união com o Coração Eucarístico de Jesus, qualquer ação torna-se pobre, estéril e fraca. “Sem mim, nada podeis fazer”! (Jo 15,5).
    O modelo central de vida para a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus é a Família de Nazaré: “Jesus desceu, então com seus pais para Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51). A família de Betânia: Lázaro, Marta e Maria, também é modelo inspirador para a Fraternidade.

  • Consagrados na secularidade

    Consagrados na secularidade

    De tempos em tempos, o Espírito Santo suscita no coração da sua Igreja novos carismas, que respondem às necessidades e desafios do mundo contemporâneo. Entretanto, não se contém em apenas dar início a uma obra, mas Ele mesmo, na bondade do Seu Coração, lhe proporciona os frutos e a mantém sempre viva e atual.
    Assim, os consagrados na secularidade são homens e mulheres que vivem sua consagração fazendo os três votos em um instituto secular marcado pela espiritualidade Dehoniana. Citamos dois institutos: Companhia Missionária do Sagrado Coração (Itália) e Missionários do Amor Misericordioso do Coração de Jesus (Portugal).

  • Leigos Dehonianos
  • Leigos Dehonianos

    Homens e mulheres, solteiros ou casados, que vivem a espiritualidade dehoniana no ambiente onde vivem e procuram levar o projeto dehoniano a todos os lugares e ambientes pelo seu compromisso apostólico.
    Os Leigos Dehonianos assumem como seus, o caminho espiritual de Padre Dehon. No lado aberto e no coração transpassado do salvado, Padre Dehon viu concretizada a expressão máxima do amor de deus Pai pela humanidade. Percebeu que a causa dos grandes males da sociedade é a recusa deste Amor. Irresistivelmente atraído para dar-lhe uma resposta, quer fazer de toda a sua vida, uma expressão de amor e oblação.
  • Missão Dehoniana Juvenil

    Missão Dehoniana Juvenil

    A Missão Dehoniana Juvenil (MDJ) é um trabalho específico da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus com a juventude. Participando da MDJ, os jovens aprofundam e assumem o batismo, vivenciam o carisma e a espiritualidade dehoniana, abrem-se às necessidades da Nova Evangelização e anunciam o reino do Amor do Coração de Jesus.
    Na prática, os jovens missionários que cultivam o carisma dehoniano realizam missões em diferentes comunidades, rurais e/ou urbanas. Nas paróquias cuidadas pelos padres dehonianos, os grupos de MDJ realizam pequenas missões, aos fins de semana, promovendo a formação de novos grupos missionários e fazendo visita aos doentes. Desta forma, os jovens missionários são engajados nas comunidades e ajudam a despertar para a problemática social, comunicando entusiasmo pela Igreja e por sua missão evangelizadora.

  • Fonte: http://www.scj.org.br/institucional/familia-dehoniana

 

Deixe uma resposta